Aos Psicólogos, Pesquisadores, Professores e Estudantes de Psicologia de Todo o Brasil

  1. Somos mais de duzentas mil pessoas envolvidas com a Psicologia no Brasil, considerando os psicólogos, professores, pesquisadores e estudantes de Psicologia no país.
  2. Entretanto, não contávamos com suficientes canais de expressão para a problematização, criatividade e solução dos problemas que vivemos. Por escassez de canais institucionais, em muitas oportunidades a representação da Psicologia chegou a ocorrer de forma ilegítima e desconectada de nossas aspirações.
  3. O Fórum de Entidades Nacionais de Psicologia foi instituído com fim de suprir essa lacuna na organização da Psicologia Brasileira.
  4. Com a reunião de forças que o Fórum proporciona será possível definir políticas e projetos voltados à melhoria da qualificação profissional dos psicólogos; ao fortalecimento da pesquisa no Brasil; à democratização das entidades representativas de todo o setor; à consolidação da relação entre a pesquisa e a prática cotidiana dos psicólogos; e ao aperfeiçoamento do instrumental técnico dos psicólogos. E, tudo isso, sempre tendo em vista o fortalecimento do compromisso da Psicologia com o povo brasileiro.
  5. Conclamamos todos os psicólogos, professores, pesquisadores e estudantes de Psicologia a participarem e incentivarem suas entidades a colaborarem com este esforço de organização e fortalecimento da Psicologia brasileira.