BVS-Psi no FENPB

As atividades desenvolvidas para BVS-Psi são coordenadas pelo Comitê Consultivo Nacional, que garante a criação, operação e atualização dos diversos produtos e serviços disponibilizados. Este Comitê é composto por instituições comprometidas com o desenvolvimento da psicologia no Brasil o Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia trabalha junto com este Comitê.

BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE – PSICOLOGIA DA UNIÃO LATINO-AMERICANA DE ENTIDADES DE PSICOLOGIA DO BRASIL BVS-PSI ULAPSI BRASIL

A BVS-Psi ULAPSI Brasil teve início no ano 2000, denominada Biblioteca Virtual em Saúde Psicologia (BVS-Psi), sendo resultado da cooperação entre o Conselho Federal de Psicologia (CFP), a Biblioteca Dante Moreira Leite do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), a Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia (ReBAP), coordenada pela Biblioteca Dante Moreira Leite, e a Organização Pan-Americana da Saúde – representação Brasil, através do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME). O Comitê Consultivo da BVS-Psi, enquanto instância deliberativa, necessitava integrar os principais atores envolvidos com a Psicologia brasileira na sua gestão e assim, o Fórum Nacional de Entidades da Psicologia Brasileira (FENPB) integrou esse Comitê, já no início de seu desenvolvimento. Anteriormente à BVS-Psi, enquanto Portal, a criação da base de dados Índex Psi Periódicos, parceria do CFP com a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas), pode ser considerada o embrião dessa biblioteca Virtual. Com a expansão do projeto para os demais países da América Latina, no ano 2003, outras bibliotecas virtuais de Psicologia foram formadas e no ano 2010 o nome foi alterado para Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia do Brasil (BVS-Psi ULAPSI Brasil).

A BVS-Psi ULAPSI Brasil é uma coleção descentralizada e dinâmica de fontes de informação que se difere do conjunto de fontes de informação da Internet por obedecer a critérios de seleção e controle de qualidade. A BVS-Psi ULAPSI Brasil segue os princípios da BIREME, que orienta a construção de bibliotecas virtuais com a utilização de software de código aberto. Para atender as necessidades de informação em Psicologia dos estudantes, professores, pesquisadores e profissionais que tem na Psicologia o objetivo do seu trabalho opera uma rede de produtos e serviços definida de acordo com o perfil da comunidade.

O modelo de construção da BVS-Psi ULAPSI Brasil compreende três dimensões principais:

  1. redes sociais: redes de instituições e indivíduos produtores, intermediários e usuários da informação. Essas redes se ampliam e operam nas diversas regiões do país e busca a integração da Psicologia brasileira a partir da gestão do conhecimento gerado pela área.
  2. Redes de conteúdos: fontes de informação operadas na Internet que produz produtos, serviços e eventos de informação mantidos pelas redes sociais.
  3. Ambientes aprendizes e informados: indivíduos, ou grupos de indivíduos, que utilizam a informação das fontes construídas e mantidas pelas redes sociais para a produção do novo saber e realimentando o ciclo de geração do conhecimento.

A construção e manutenção da BVS-Psi são orientadas pelo Comitê Consultivo Nacional.

O Comitê Consultivo da BVS-Psi ULAPSI Brasil

O Comitê Consultivo da BVS-Psi ULAPSI Brasil é o órgão deliberativo das decisões técnicas e políticas da Biblioteca Virtual e é composto:

  • pelos representantes das entidades do Fórum Nacional de Entidades da Psicologia Brasileira (FENPB).
  • Pela Coordenação Técnico-Científica, formada por um representante indicado pelo CFP, um representante indicado pela ULAPSI, o secretário executivo do FENPB, ou seu representante, o Diretor Técnico da Biblioteca Dante Moreira Leite do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), sede da Biblioteca Virtual de Psicologia.
  • Um representante da BIREME.

Responsabilidades do Comitê Consultivo

  • Coordenar operacionalmente a BVS-Psi ULAPSI Brasil com base no Plano de Trabalho, elaborado pela Coordenação Técnica Científica e aprovado pelo Comitê Consultivo.
  • Organizar reuniões periódicas e preparar documentos de apoio para o funcionamento, decisões e recomendações.
  • Operacionalizar o portal da BVS-Psi ULAPSI Brasil que opera e indexa a rede de fontes de informação.
  • Representar a BVS-Psi ULAPSI Brasil.
  • Avaliar e responsabilizar-se por seu conteúdo.
  • Estabelecer e aperfeiçoar os controles de qualidade e definir critérios de seleção para as fontes de informação disponíveis na BVS-Psi ULAPSI Brasil.
  • Apoiar e colaborar na captação de recursos financeiros para o desenvolvimento da BVS-Psi ULAPSI Brasil.
  • Promover e divulgar a BVS-Psi ULAPSI Brasil nos eventos e outros fóruns nacionais e internacionais.

Responsabilidades do FENPB

  • Promover a reunião do Comitê Consultivo da BVS-Psi Brasil, ao menos uma vez ao ano.
  • Garantir que o tema BVS-Psi ULAPSI Brasil seja tratado nas reuniões do FENPB.
  • Assegurar e viabilizar a divulgação da BVS-Psi ULAPSI Brasil nos eventos do FENPB.
  • Colaborar com a manutenção da BVS-Psi ULAPSI Brasil, a partir do repasse de verbas oriundas das anuidades dos sócios. Essa responsabilidade será atendida mediante possibilidades financeiras da entidade.

Responsabilidades da Coordenação Técnico-Científica

  • Encaminhar as deliberações do Comitê Consultivo.
  • Elaborar o plano anual de trabalho que será aprovado pelo Comitê Consultivo, em reunião especialmente agendada para essa finalidade.
  • Elaborar a dotação orçamentária anual.
  • Avaliar e deliberar sobre o conteúdo das fontes de informação.
  • Analisar e passar para aprovação junto ao CFP as solicitações encaminhadas pela coordenação técnica, por meio do representante do CFP.

Responsabilidades do IPUSP

  • Coordenar tecnicamente as redes sociais de bibliotecários, editores e outros profissionais responsáveis pela manutenção e divulgação das fontes de informação da BVS-Psi ULAPSI Brasil.
  • Capacitar os técnicos e bibliotecários das redes sociais para o uso da metodologia BVS Web e no processamento bibliográfico e recuperação da informação nas bases de dados que utilizam a ferramenta de recuperação IAH.
  • Manter o site da BVS-Psi ULAPSI Brasil atualizado e em operação.
  • Acompanhar a atualização das metodologias da BIREME e orientar em relação à substituição das versões.
  • Avaliar o desenvolvimento da BVS-Psi ULAPSI Brasil propondo melhorias e ajustes necessários com vistas à manutenção de sua certificação junto à BIREME, considerando os indicadores definidos nos “Critérios para a Avaliação dos Portais da BVS”.
  • Promover o lançamento e acompanhar as atividades das Estações BVS-Psi, em parceria com a BIREME e com o Ministério da Saúde.
  • Promover o uso da BVS-Psi Brasil entre a comunidade de usuários objetivando contribuir para a geração do conhecimento de qualidade no país.

Responsabilidades da BIREME

Um dos elementos mais importantes para o perfeito funcionamento da BVS-Psi ULAPSI Brasil é a manutenção eficiente e segura de seu servidor e o gerenciamento do BVS-Site e suas fontes de informação. Sendo assim, a participação da BIREME na assistência técnica e na manutenção da Biblioteca Virtual é imprescindível.

A BIREME presta apoio técnico e metodológico para a Biblioteca Dante Moreira Leite e para o CFP, mediante convênio firmado, para o desenvolvimento e manutenção da BVS-Psi ULAPSI Brasil. As responsabilidades da BIREME podem ser resumidas em:

  • suporte à equipe da Biblioteca Dante Moreira Leite (Sede da BVS-Psi ULAPSI Brasil) via e-mail e telefone.
  • Suporte técnico de infra-estrutura referente à compatibilidade dos aplicativos utilizados nas instâncias BVS-Psi ULAPSI Brasil.
  • Apoio no gerenciamento da metodologia BVS aplicada na instancia BVS-Psi ULAPSI Brasil.
  • Apoio na utilização dos aplicativos utilizados na BVS-Psi ULAPSI Brasil.
  • Apoio na documentação de bases de dados, compreendendo: estruturas das bases, estudos de modificações e fluxos de envio de dados.
  • Apoio na capacitação dos produtos BVS para a BVS-Psi ULAPSI Brasil.

Documento elaborado por:

Acácia Aparecida Angeli dos Santos – Coordenador Científica da BVS-Psi ULAPSI Brasil
Maria Imaculada Cardoso Sampaio – Coordenadora Técnica da BVS-Psi ULAPSI Brasil
Roberta Azzi – Representante da ULAPSI junto à BVS-Psi ULAPSI
Em 13 de outubro de 2010.