Estação BVS-Psi

ESTAÇÃO BIBLIOTECA VIRTUAL DE PSICOLOGIA E BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE

A Estação Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia (BVS-Psi) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) é um projeto do Ministério da Saúde, em parceria com a BIREME e com a Biblioteca Virtual de Psicologia, que busca democratizar o acesso às fontes de informação no campo da Psicologia e Saúde Pública. Trata-se de um marco simbólico, localizado em locais estratégicos, onde o usuário da informação é capacitado e pode navegar pelas fontes de informação disponíveis nas diversas bibliotecas virtuais que utilizam a metodologia BIREME.

O Projeto de implantação das Estações BVS é articulado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos/Departamento de Economia da Saúde, Secretaria Executiva/Coordenação-Geral de Documentação e Informação e pelo Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde/Organização Pan-Americana de Saúde.

No âmbito da Psicologia, o projeto foi incorporado às atividades da BVS-Psi em 2007, sendo as sedes dos conselhos regionais os principais espaços para as estações BVS-Psi. O psicólogo conta atualmente com as seguintes Estações BVS-Psi:

  • UNEC (Caratinga/MG);
  • Conselho Regional de Psicologia- 03 (BA/SE);
  • Conselho Regional de Psicologia- 06 (SP);
  • Conselho Regional de Psicologia – 08 (PR);
  • Conselho Regional de Psicologia – 09 (GO/TO);
  • Conselho Regional de Psicologia – 10 (PA/AP);
  • Conselho Regional de Psicologia – 15 (AL)

A meta da BVS-Psi é a inauguração de Estações em todos os Conselhos de Psicologia. A idéia é oferecer capacitação no uso da BVS-Psi e BVS para os funcionários dos locais onde estará a Estação BVS para que possam promover as bibliotecas virtuais junto aos usuários freqüentadores dos Conselhos e Entidades.

Enquadramento: Referência internacional na disponibilização de informação sobre Psicologia na Internet, a Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia (BVS-Psi), mantida pelo Fórum Nacional das Entidades Brasileira de Psicologia, representado pelo Conselho Federal de Psicologia, Biblioteca Dante Moreira Leite do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e o Centro Latino-Americano de Informação em Ciências da Saúde – BIREME, tem o objetivo de reunir, organizar e disseminar o conhecimento publicado em revistas, teses, livros e outros tipos de documentos. Formada por bases de dados especializadas e acessíveis pelo site www.bvs-psi.org.br, a fonte de informação é voltada para psicólogos, pesquisadores, estudantes e outros interessados que buscam material atualizado para a prática profissional do psicólogo ou para o avanço da pesquisa científica no Brasil e na América Latina.

A Biblioteca Virtual é utilizada, no Brasil, como modelo para a implementação de sistemas semelhantes em outras áreas do conhecimento. Internacionalmente, o modelo brasileiro inspirou a criação da Biblioteca Virtual da União Latino-Americana de Psicologia (BVS ULAPSI), que conta com participação de vários países que estão pondo em marcha a Biblioteca Virtual, sendo que a Colômbia já conta com sua própria BVS-Psi Colômbia.

O que é preciso para inaugurar uma estação BVS-Psi?

Para lançar uma base da Estação BVS é necessário fazer contato com o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e com a coordenação técnico-científica da BVS-Psi, representada por Acácia Santos (CFP), e Maria Imaculada Cardoso Sampaio (BVS-Psi), para que o evento seja encaminhado juntamente com o Ministério da Saúde e a BIREME.

A sede do CRP deverá disponibilizar um espaço e um computador com acesso à Internet para as sessões de capacitação e/ou demonstração das Bibliotecas Virtuais. A capacitação poderá ser efetuada por um estagiário ou funcionário do Conselho que será devidamente preparado pela equipe da BVS-Psi. o modelo utilizado pelo CRP 06 vem obtendo excelentes resultados com a presença de um estudante de Psicologia que oferece as demonstrações/capacitações para os psicólogos e para a própria equipe do Conselho.

A BVS-Psi acompanhará as atividades da Estação a partir de relatórios trimestrais das atividades desenvolvidas com as Bibliotecas Virtuais. O Ministério da Saúde também fará visitas de acompanhamento às estações.

O marco simbólico da Estação é representado por um painel que caracteriza a Biblioteca Virtual. A arte é encaminhada pela equipe da BVS-Psi e deverá ser impressa de acordo com espaço reservado pelo próprio CRP.

Organização e Dinâmica

  1. Envio de carta ao Conselho Federal de Psicologia solicitando a inauguração da Estação BVS-Psi.
  2. Definição de data para inauguração a ser acordada com as coordenações da BVS-Psi, Ministério da Saúde e BIREME.
  3. Disponibilização de espaço e equipamento (1 microcomputador com acesso a Internet) para o posto da Estação BVS-Psi
  4. Capacitação de um responsável ou uma equipe na utilização do portal BVS-Psi e suas funcionalidades.
  5. Estabelecimento de um horário de funcionamento da Estação BVS-Psi.
  6. Divulgação em todos os órgãos parceiros e instituições educacionais.
  7. Emissão de planilhas para controle de usuários atendidos e relatório bimestral simplificado do andamento da Estação, a ser enviado para a coordenação.
  8. Impressão do banner e folderes (Estação BVS-Psi), que poderão ser adaptados de acordo com o espaço reservado para a Estação.