Ata da Plenária Nacional no CONPSI em maio de 2007

Reunião do Fórum das Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB)
realizada em 25 de maio de 2007, durante o V Congresso Norte e Nordeste de Psicologia (V CONPSI), no Centro Cultural e de Exposições de Maceió-AL.

1. Abertura:

A coordenação da reunião foi de Cristina Joly (secretaria FENPB), que abriu o encontro lembrando que esta reunião foi decidida pelo Fórum na reunião ocorrida no II Congresso Brasileiro: Psicologia Ciência e Profissão, em setembro de 2006. Em seguida, solicitou que os presentes se apresentassem (a lista de presença está em anexo). Ela informou que atualmente são 20 entidades participantes do Fórum, que é um espaço de articulação, discussão e organização, com o objetivo de definir ações efetivas e representativas da Psicologia brasileira, compor uma agenda para esta. Por enquanto, não tem por objetivo ter uma identidade jurídica. As entidades que o compõem o Fórum têm uma atuação na Psicologia e ele está aberto a novas adesões. Atualmente conta com 20 entidades. Sugeriu que os presentes venham a acessar a página www.fenpb.org.br, onde podem obter informações sobre o Fórum.

2. Histórico do FENPB:

Na seqüência, Ana Bock (representante do CFP no FENPB) relatou brevemente o histórico do Fórum, destacando que:
– O Fórum foi criado em 1997, em reunião na sede do CRP-04, em Belo Horizonte-MG, que contou com a presença de cinco entidades: CFP, CONEP, SBP, FENAPSI e ANPEPP. Neste encontro foi escrita uma carta onde se expressou a pretensão de reunir a Psicologia brasileira, acolher a diversidade e fazer juntos o que parecia ser necessário. – A secretaria do Fórum é revezada entre as entidades, sendo que a SBP compôs a primeira secretaria, o CFP a segunda, a ABEP a terceira, e a ABRAPEE a quarta (atual).
– O Fórum realizou o 1º e 2º Congressos Ciência e Profissão.
– Foi criado a Biblioteca Virtual pelo Fórum com apoio financeiro do CFP. Hoje ela está estendida à ULAPSI.
– O Fórum criou a ABEP.
– O Fórum apoiou a criação da ULAPSI e organizou o 1º Congresso desta entidade.
– O Fórum realizou a série Psicologia em Alerta
– O CFP é a única entidade de regulamentação da profissão e pelo Fórum tem recebido muitas sugestões das demais (por exemplo: a ANPEPP sugeriu resolução sobre ética na pesquisa; a SBP sugeriu a inscrição provisória de psicólogos, porque havia escolas que só tinham autorização e não o reconhecimento).
– Em todos os congressos das entidades é feita uma fala do Fórum, para divulgá-lo, para que as pessoas saibam que hoje existe um ator que faz interlocução com a sociedade e com o Estado.

3. Eixos da ação do Fórum:

Cristina expôs os eixos de ação do Fórum, que são:
– Dar maior visibilidade ao Fórum, às suas ações, em parceria.
– Mobilizar a categoria em relação às questões que a sociedade brasileira vivencia.
– Oferecer contribuições técnicas, publicizar argumentos da Psicologia a partir de cada entidade (exemplo: campanha contra a redução da idade penal).
– Promover inovações na formação e na prática profissional, alcançar uma atuação mais integrada, mais parceira.
– Próximas questões a serem priorizadas: ética e ENADE. Objetivo: análise e discussão a partir de acúmulos de documentos que se têm na Psicologia do Brasil.
– Plano estratégico para a Biblioteca Virtual, a fim de ampliá-la para a América Latina e alcançar auto-gestão técnica e financeira.

4. Discussão geral:

Cristina Joly abriu espaço para sugestão de pontos de pauta, lembrando que a reunião não era deliberativa. Daniel (CONEP) propôs discutir sobre a participação dos estudantes nos eventos. Cristina disse que Leonardo e Brisa (representantes da CONEP no FENPB) devem levar a questão à reunião do Fórum, espaço este deliberativo. Ana Bock (CFP) diz que os estudantes sempre são chamados, mas que há fragilidade desta entidade como também da ABPJ. Roberta Azzi (ABEP) falou que o evento do FENPB sobre reforma universitária, em junho, terá a CONEP, representada por Leonardo na mesa de debates. Daniel (CONEP) coloca que questões estão sendo levantadas pelos estudantes: valor da inscrição, alojamento, acesso ao conhecimento x restrição do acesso para quem não paga inscrição. Lourenço Leiras (CRP-15-AL) coloca que este CONPSI tem um papel político de romper paradigma, ruptura com a história de colonização, monocultural e o coronelismo. Sugeriu ler Graciliano Ramos para entender o que é esta cultura da qual fala. Celso Tondin (CRP-12-SC) disse que todos contribuímos para a mudança cultural a que Lourenço se referiu, inclusive os estudantes ao pagarem sua inscrição. Criticou a cultura que está se criando nos congressos de se palestrar e não haver debate, visando muitas vezes apenas o fazer currículo. Cláudio Hutz (IBAP) fez esclarecimentos acerca do papel dos Congressos e seu pequeno valor agregado ao Currículo Lattes e avaliação CAPES de Programas de Pós-Graduação, colocando como um equívoco acreditar que os pesquisadores estariam, desta forma, participando dos Congressos Científicos apenas para compor seu currículo. Marilene Proença (ABRAPEE) disse que o Congresso é espaço privilegiado de troca de conhecimentos, mas também político. Esta dimensão foi garantida no último CONPE, casamento entre academia e política. Ana Bock (CFP) falou que os congressos são lugares de intimidade entre as entidades, de interlocução. Cristina agradeceu apoio do CRP-06, na pessoa de Maria da Graça Gonçalves, pelo apoio ao Fórum. A reunião foi encerrada e os participantes foram convidados a confraternizarem os 8 anos da ABEP, em sala próxima.

Este relatório foi escrito por Celso Francisco Tondin e Paula Ferreira Moura, do CRP-12 (SC).