Declaração de Intenções

As Entidades Nacionais de Psicologia, reunidas em Belo Horizonte nos dias 5 e 6 de Junho de 1997, deliberaram constituir um Fórum de Entidades Nacionais. Seu objetivo é traçar políticas, articular esforços e desenvolver ações conjuntas na defesa da Psicologia, buscando um projeto de futuro para nossa ciência e profissão.

Em sua primeira reunião, foram discutidas questões referentes à formação dos psicólogos, as interfaces da psicologia, as implicações da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação à atuação do Comitê Brasileiro do Mercosul, a comemoração do dia do psicólogo (que será realizada via Embratel), além de outros projetos envolvendo a profissão e questões organizativas referentes à consolidação do Fórum de Entidades.

O Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia, a partir desta data fica constituído, sendo coordenado inicialmente pela Sociedade Brasileira de Psicologia – SBP – na pessoa de sua presidente, Maria Angela G. Feitosa, funcionando seu apoio Administrativo na sede do Conselho Federal de Psicologia – CFP.

As Entidades participantes do Fórum, resguardadas as suas especificidades, se declaram comprometidas com uma parceria no trabalho de transformação e fortalecimento da psicologia no Brasil.

Belo Horizonte, 6 de Junho de 1997.

Conselho Federal de Psicologia – CFP
Sociedade Brasileira de Psicologia – SBP
Federação Nacional do Psicólogo – FENAPSI
Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Psicologia – ANPEPP
Executiva Nacional dos Estudantes em Psicologia – ENEP