Minuta da reunião do FENPB do dia 28 de abril de 2007

VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional

Reuniram-se em São João Del Rei os representantes das entidades, Marilene Proença – ABRAPPE, Graça – CR/06, Ana – CFP, Sonia Rodrigues – Instituto de Ensino Superior, Pará, Andriele – Área de Pesquisa Geral …. Porto, Cristina Peleuzzi Lorena – Coordenadora Curso, Cristina Joly – ABRAPPE; Sílvio – UFS Catarina; Maria de Fátima L. Boschi -CFP e PUC Minas, Luiz Cláudio – FAMINAS, Sebastião Rogério – ABECIP.

Secretariando a reunião Cristina Joly fez a abertura apresentando uma síntese da historia do Fórum;
Em seguida Ana Bock – o Fórum foi uma das melhores iniciativas de unir esforços porque congregou em 1997, data da instalação do Fórum, cinco entidades e nestes 10 anos cresceu, perdemos uma entidade SBP, com desgaste nas discussões sobre as diretrizes. Com o Brigido na presidência estamos em novas negociações.
1- Sentimos uma certa timidez não só para a categoria, mas para a sociedade reconheça, quando falamos com instância governamental este é o cartão de visita que nos apresentamos. Apresentar o interlocutor no campo da psicologia – esforço de mostrar o interlocutor sem deixar de ser reconhecidos como tal. Também nos obriga a abrir para outras plenárias que não estão abrigadas ou que são nacionais e não estão no Fórum ou são estaduais. Uma plenária aberta acontecerá no CONPSI. Não temos estatuto, mas acordos de produzir consensos. As tarefas são tomadas pelo conjunto num esforço de trabalho nos dias 3 e 4 de maio as diretorias das entidades farão uma agenda de planejamento, explicou um pouco sobre a finalidade do fórum.
A organização do Fórum uma ação de fortalecimento da ULAPSI- BVS – Brasil.
Representante da ULAPSi no Brasil, Odair esteve presente.
Neste momento de avaliação INEP, montou uma comissão de avaliação que foi levada ao Fórum pela ABEP – indicação de nomes foi aceita pelo INEP, para as avaliações do ENADE, ex Marilena Proença:

  • indica os avaliadores de curso;
  • Site – registro das ações;
  • Registros dos debates.

2 – Avaliação do II Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão

Professor Jairo: instrumento para avaliação do congresso mais ou menos 40% respostas neste CONPE será também usado o mesmo instrumento. Foram apresentados alguns pontos desta avaliação.

Prof. Sebastião Rogério – Apresenta uma questão da FAPEMIG que tem hoje o 2º orçamento: somos tímidos frente a solicitação de financiamento. Não explicitamos para os representantes das FASPES o que significa o impacto destas construções de conhecimento, o que causam nestes congressos, o envolvimento destes representantes nos congressos para sentir, ver de perto impacto das entidades.
Temos diálogo mais com CAPES e CNPq e esquecemos das estaduais para que haja um reconhecimento da psicologia, ciências e tecnologia e as FASPES.

Prof. Cristina Joly: o apoio tem crescido e neste ano tivemos o apoio das três, mas ainda não temos o reconhecimento. Ter uma referência para buscar o recurso.

Prof. Sílvio: Não viu nenhuma divulgação do Congresso nos meios de comunicação embora na abertura tivemos presenças importantes; lembra que o evento Psicologia e Mídia.
Sebastião Rogério formula seu pedido e entrada na Fórum como ABECIP – Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia, conseguindo agregar e não romper com as entidades nacionais de produção científica e unidades na aproximação e interlocução com as entidades do mesmo.

As propostas, apresentadas a seguir, foram deixadas por escrito pelo colega Fábio do SIMPSI pois não pode permanecer na reunião Continuar e fortalecer o diálogo e articulação com entidades nacionais da Psicologia para o estabelecimento de psicologia no campo da educação.
Continuar e fortalecer o diálogo e articulação com as entidades sindicais (Fenepsi e sindicatos de Psicologia) com o objetivo de contribuir para a construção de referências no campo do trabalho dos psicólogos e psicólogos.
Construir diálogo e articulação permanente com entidades da educação, sindicatos dos professores e meios de comunicação da educação.
Articular com o Conselho Nacional de Educação sobre a inserção da Psicologia na LDB.
Divulgar e dialogar com movimentos sociais em defesa da escola pública os trabalhos desenvolvidos pela Psicologia no campo da educação.
Trabalhar em conjunto com a ABEP, nas universidades, o papel dos psicólogos e psicólogos da educação.
Promover com entidades da Psicologia, Educação, Conselhos e Sindicatos fóruns e eventos sobre Psicologia e Políticas Públicas da Educação.
Articular com a Confederação Nacional dos trabalhadores da Educação a inserção da Psicologia na LDB.
Fomentar e promover a participação dos psicólogos e psicólogos no controle social da educação com o objetivo de construir referências para os locais desses conselhos e participar da construção e acompanhamento das Políticas Públicas da Educação.