Minuta da reunião do FENPB do dia 28 de junho de 2012

Minuta da Síntese da reunião realizada em 28 de junho de 2012.

Fernanda agradece a presença de todos e justifica a ausência de alguns representantes das entidades que não pode comparecer e diz quais assuntos estão na pauta da reunião.
Estavam presentes na reunião :
IRANI – ABEP
APARECIDA MARTINS – ABOP
MARIO DE SOUZA – ABOP
HILDA – ABPSA
EMILIA – ABRAP
ANGELA – ABRAP
KATIA – ABRANEP
JULIETA – ABRANEP
MARILENE PROENÇA – ABRAPEE
CARLA – ASBRO
HUMBERTO VERONA – CFP
FERNANDA MAGANO – FENAPSI
ANA LÚCIA FARIA – FLAAB
ALESSANDRA GATUZO – IBAP
JULIANA – SBPH
VICTOR – SOBRAPA

INFORMES

– Retorno sobre o III Congresso de Análise Bioenergética :
A Ana Lúcia fala que o Congresso foi muito bom, que foram mais de 209 pessoas inscritas, tiveram diálogos , inclusão e parceria , no sábado o Humberto foi e levou uma grande ajuda e o próximo poderá ser feito na Argentina, mas ainda não tem data definida. O Ministro da Saúde foi convidado, mas mandou u e-mail dizendo que não poderá comparecer .

– Informe sobre a nova gestão Brasil de representação na ULAPSI :
Fernanda diz que o Congresso foi muito bom e produtivo, ouve uma reestruturação da diretoria e a avaliação foi positiva, a próxima será na Guatemala, a na representação brasileira ficou Adriana Matsumo e ela já enviou um convite para a reunião telefônica para ver como irá ficar.
Marilene comenta que ficou muito feliz com os palestrantes e que eles mandaram um texto para ser publicado na revista e que tinham mais brasileiros do que uruguaios.
Humberto diz que esteve no Congresso do México e que o problema repetiu um pouco porque tem amplas atividades e que os brasileiros tem que contribuir para a organização deles . Que é um desperdício com um Congresso com o peso que tem, para o próximo pensar que tipo de ajuda poderá dar para não acontecer a mesma coisa. Mas no geral ele concorda que cumpriram com o papel para unir todos.
Marilene diz que no mesmo período da ULAPSI aconteceu a UFEPSI e que a ABEP tem participado . A UFEPSI não tem entidades e sim professores, vai ter o 1º Congresso que será este ano no Panamá em outubro/2012.
A Aparecida diz que a ABOP teve dificuldades para pagar a anuidade e que ela tinha um trabalho para apresentar e que não conseguiu.
Humberto diz que criaram a ULAPSI como pessoa jurídica e a sede da ULAPSI é no Brasil e que esses pagamentos irão ficar mais fáceis com contas que serão abertas.
Marilene fala das reuniões do GTS que tiveram composições.
Fernanda diz que no dia 10/07/2012 às 19:30 hs haverá reunião telefônica com a Adriana.
1. Convite para participar Diálogos do México
2. Participar da ULAPSI – 2º Mostra
3. Questão da anuidade e filiação da Psicologia

– Informes sobre os 50 anos da profissão no Brasil:
Humberto diz que se tem falado muito sobre esse assunto e que eles estão fazendo uma comemoração do 1 º ano.
Marilene diz da revista que foi feita especialmente para os 50 anos ( fechou em maio), são 17 artigos na edição especial , serão distribuídas no dia da Mostra, foram feitos 20.000 exemplares .
Humberto diz sobre o prêmio para os estudantes e professores e o tema é Futuro da Psicologia, informações e detalhes para as entidades estarem divulgando, as inscrições acabam em outubro , a divulgação será no dia 17/04/2013.
Outra atividade é um selo feito pelo correio que será no dia 23/08/2012 no senado em homenagem aos 50 anos na câmara 31/08/2012 no auditório Portela.
A Marilene deu uma idéia para fazer selo online.
Fernanda pediu para que a Elaine entre em contato com a Ivone para pegar todos os dados e enviar por e-mail aos representantes das entidades.
Humberto diz que está sendo feito uma pesquisa sobre a opinião, a entrega desse prêmio será entregue no ano que vem.
Vai ter uma edição especial do jornal Federal, uma exposição dos 50 anos contando a nossa história, a Marilene vai ajudar, vai ser simultâneo nas regionais.
Marilene diz que estava sendo feito com o curador Odair Furtado – 3 historiadores, será uma exposição com objetos que vão ser dos dois lados e um vídeo com duração de 8 minutos, catálogos e cartaz que vai está saindo daqui a uns 15 dias, é para está divulgando, falou que ontem eles viram o projeto e que está muito bom.
Vai ganhar 200 metros quadrados na Mostra.
Humberto diz que o Prêmio Paulo Freire foi criado em 2000, diz que quando a lista estiver fechada ele mandará os convites.
A Mostra das Práticas já tem 19.500 inscritos, quase 5.000 trabalhos inscritos, 3.000 já foram analisados, agora já está nas finalizações, vai ter algumas surpresas, essa é a programação que foi construída para comemorar os 50 anos.
Depoimentos de psicólogos e psicólogas em um vídeo de duração de 1 minuto para ser divulgado no site.
Fernanda diz sobre o site para fazer expressão das práticas com depoimentos podem ser feitos em casa e tem acesso para enviar pelo site.
Irani diz que o vídeo tem que ser um desses temas, diz que o site já está no ar.
Humberto diz que tem uma campanha para divulgar a Mostra na mídia para a sociedade participar também (rádios comunitárias , tv comunitária ) no Brasil todo .

– Manifesto de Repúdio ao PDC que visa sustar a Resolução CFP 001/1999
Fernanda diz que querem fazer uma manifestação e também será feita pela internet . A audiência está marcada para hoje e essa nota foi lançada pelo federal , a oportunidade de escolha e liberdade sexual.
Julieta diz que deveriam fazer uma divulgação para também terem liberdade de escolher os nomes que desejam usar.
Humberto diz que a propostas tem dois equívocos, método e numérico, o Conselho foi convidado a participar, mas não aceitaram pela forma que foram convidados , eles criticaram a forma que foi organizado.

– Medicalização
Marilene fala sobre o Fórum da Medicalização, a ABRAPEE tem participado , ela pede para as entidades mandarem seus representantes para as reuniões , campanha de não medicalização a vida para começar uma campanha a não medicalização a educação, vai ter uma audiência no dia 12/07/2012 em Brasília e ela convida para participarem será as 9:30hs é para os parlamentos se fazerem presentes.
O kit da campanha vem com cartaz, um livro de subsídios do tema, um vídeo de 4 minutos, a ABEP se propôs está ajudando . Vai enviar o convite eletrônico para a Elaine para está divulgando, a sala ainda será definida.
Kátia diz que será importante a ABRANEP participar.
Marilene faz um convite para irem as reuniões , diz que tem muita gente trabalhando com essa Frente , ela falou que tem um trabalho que vai ser divulgado no site.

– 1º Encontro Paulista ABRAPEE.
Marilene diz que começa hoje, tem representantes de alguns estados, vai acontecer no Mackenzie e vai ser lançado duas coisas interessantes:
1. é um kit de dvds (com 15 dvds) vai ser lançado no dia 29/06/2012
2. outro é uma discussão sobre bulling, vai ser divulgado e distribuídos em sacolinhas.

– Resoluções CNS 452 e 453
A Resolução foi assinada pelo Conselho Nacional de Saúde ……………….

– Reunião de Avaliação de Periódicos última ocorreu a 02 semanas.
A Reunião aconteceu à duas semanas, o Fabian disse que o trabalho está sendo bem feito, pediu para falar que teve a reunião de reeleição e que ele continua sendo o presidente e foi chapa única , ele e a Maria Imaculada continuam à frente.

– BVS PSI – preparação da Mostra 31/07/2012.
Estão sendo feito os encaminhamentos.

– Eleição ANPEPP de 06 a 12/08.
Estará acontecendo para os filiados e inscritos.

– ABPSA – III Congresso Brasileiro de Psicologia da Saúde – Universidade Federal de Santa Maria de 28 a 30/06/12.
Hilda diz que o Congresso começa hoje e que o ano passado foi em São Bernardo, a ideia é que se avance pelo país e o próximo é em Maceió.

– ASBRO – IV Congresso Nacional de 02 a 04/08/2012 DF.
A ASBRO pediu para divulgarem o Congresso.

– FENAPSI – X Congresso Nacional de 02 a 05/08/2012 DF.
A FENAPSI terá um Congresso e será na mesma data em Brasília, terá debates e processo eleitoral.
Luciana e Ângela estão em uma reorganização e pediu para divulgarem os eventos ….em outubro em São Paulo estão abertas as inscrições.

– Manifestação da ABRAP contra limitação no Tempo da Terapia.
Emília diz que saiu uma nota no jornal, eles colocaram na página do CRP.

PAUTAS

1. Decisão Judicial do Tribunal Regional Federal R1 sobre a possibilidade do Conselho Federal de Psicologia emitir resoluções/Ato Médico.

Victor diz que a SOBRAPA entrou com um recurso, a Marilene diz que nos projetos de lei eles são pegos de calça curta e que precisam ficar mais atentos.
Fernanda diz que vai fazer uma caravana para apressar a data, falou que a bancada mineira levou 3 ônibus .
Em São Paulo vai acontecer um evento no dia 24/08/2012 das 9:00 às 12:00hs na Universidade de São Paulo (Impacto do Ato Médico na Saúde Pública) a Fernanda está participando.
Kátia diz que na área delas, elas tem um contato muito próximo com os médicos, ela diz que do jeito que é passado para os médicos é como se ele tivesse prejudicando eles. Marilene da uma sugestão para fazer na Mostra ( da uma visibilidade), ela pergunta o que o relator pode fazer se ele pode retirar o artigo, a Fernanda diz que não.
Kátia diz que então seria melhor eles tentarem adiar as decisões do ATO do que ter uma decisão final.
Marilene diz que sim, pois teriam como arrumar mais argumentos para apresentar.
Kátia acha que quanto mais o tempo passar pior vai ser pra eles, Marilene diz que os parlamentares estão desinformados.

2. PL 30 HORAS

Fernanda diz que os projetos de leis relacionadas para a psicologia , PL que está utilizando é de 2008 mas é muito ruim porque falava da jornada de 20 horas mas foi arquivado.
Fizeram uma adaptação no senado com a Marta Suplicy e alteraram para 30 horas e foi aprovado no senado.
A Audiência Publica será dia 03/07/2012 as 14:30hs , vai ter espaço para exposição , está transitando em boas condições.
Vai está na mesa eu (Fernanda) , Rogério Giannini , as filmagens ficarão acessíveis no site.
Humberto diz que a audiência com a juíza foi ótima e panfletou a causa o site é www.causaindigena.org , ela agradeceu a homenagem e vai estar presente para receber.

3. REUNIÃO COM O MINISTRO DA EDUCAÇÃO

Humberto diz que foi marcada a reunião para discutir vários assuntos mais ai o Ministro revirou a reunião com várias perguntas foi muito bom.
Pedi para compartilhar as tarefas, organizar um seminário, pesquisa sobre a violência nas escolas e ele entendeu que é pra eles fazerem propostas. O Ministro foi claro que tem um ministério para fazer isso.
Marilene diz que eles tem que fazer um :
– Levantamento
– Piloto com depoimentos de crianças e adolescentes em cada região do Brasil
– Mapa do Preconceito
– Plano Municipal da Educação / Vídeo
A primeira reunião foi no dia 03/05, a segunda foi no dia 18/05 e a próxima está marcada para o dia 11/07/2012 no CFP.
Humberto diz que precisam compartilhar, acha que tem que envolver todas as entidades, que o FENPB tem que participar e fazer as informações circular.
A Fernanda passará para o Eude enviar os relatórios para que a Elaine possa encaminhar à todas as entidades.
As entidades concordam e encaminharam trabalhos para está circulando, se o seminário vai ser online , em São Paulo ou Brasília para discutir a violência nas escolas.
Julieta acha que é melhor verificar com cada um ( aluno ,professor, escola) para vê o que eles acham , o que seria a violência na escola.
Como Construir / outra reunião/disparar para algumas só para entidades do FENPB.
Compartilhar sobre o que pensam e com isso ter o material para passar para o pessoal que está fazendo pesquisa.
Trazer projetos já feitos até o final de julho seria analisados e depois encaminhados, seria mandado por e-mail .
Oficina no dia 17/08/2012 no auditório do sindicato dos psicólogos , chamar 3 pessoas por entidade ( será o dia todo ) das 10:00 às 16:00hs.
Subsídios das entidades nacionais de psicologia, à violência na escola, a Elaine vai mandar a convocatória.
10:00 as 11:00 – Apresentação Projeto
11:00 as 12:00 – Apresentação das Contribuições
12:00 as 13:00 – Almoço
13:00 as 14:00 – Discussão em pequenos grupos/plenário
14:00 as 15:00 – Discussão em pequenos grupos/plenário
15:00 as 16:00 – fechamento

4. AVALIAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA

A ABEP tem participado de reuniões a Mara Pessoa mandou mandar por escrito, na reunião da audiência ficou combinado que a Irani redigisse o texto para encaminhar ao secretário. A ENAD representa 70 ou 80% da NHO, ingressantes não fazem mais parte do ENAD.
Enviar e-mail para as entidades das avaliações do Ensino para está enviando as entidades ( prazo de 1 semana para contribuições ) até 06/07/2012.
Sobre a Campanha da Medicalização falou com o Ministro e ele falou que o Ministério vai dá todo apoio.
A ABEP vai fazer a carta e enviar com apoio do FENPB .
INFORME :
– Fernanda diz sobre o Congresso da Psicologia organizada pelo FENPB , pensar como será a organização , buscar financiamento , o próximo será no ano de 2014 (+ ou – setembro)
– Tema
– Comissão organizadora geral
– Secretaria executiva
– Entidades cientifica
– Divulgação
– Comissão editorial
– Comissão investimentos

5. ENCONTRO DAS ENTIDADES COM A LINGUA PORTUGUESA

Humberto diz que foi o 1º encontro das entidades de todos os países, na véspera da Mostra estarão recebendo esses representantes desses países aqui para continuar a reunião
A Formação da Psicologia – Cabo Verde ficou responsável / organizar como anda os 4 países
Saúde Menta l- Portugal
Avaliação Psicologia – Angola
Psicologia e direitos humanos – Moçambique
Mundo digital – Brasil ( fazer pesquisa nos 4 países)
Cada país terá 1 hora e meia para mostrar o resultado da pesquisa depois discutirão.
Exercício Profissional dos 5 países.
CPCP – Comunicado dos Países da Língua Portuguesa será no dia 19/09/2012 no Anhembi pela manhã.
O Encontro do FENPB com os países do CPLP será no dia 20/09/2012 das 10:00 as 12:00hs , cada entidade terá até dois representantes. Entidades que participaram : ABRANEP , ABRAP , ABRAPSO, ASBRO, FLAAB, ABEP, SOBRAPA, ABOP, ABRAPEE, FENAPSI E SBPH
FRENTE NACIONAL pedir para enviar o link para as entidades assinar.
LUTA ANTIMANICOMINAL /INTERNAÇÕES COMPULSÓRIAS /FRENTE
Campanha de divulgação
Folder/agenda/ficar visível
Projeto de comunicação dessa agenda para fazer essa divulgação /FENPB
Sentar e organizar para fazer uma proposta.
CFP/ABRAPEE/FENAPSI/ABRAP/ABRANEP

INFORME RIO + 20

Cúpula dos povos (seguridade social) tendo do CFP ciclo sinfônica) foi um sucesso , foi distribuído materiais .

ENCAMINHAMENTOS:

– Providenciar encaminhamentos dos informes por e-mail .
– Pedir para a Carol reenviar o relatório que foi inscrito para o Ministro da Educação
– ANDRE COTEC 6 / CFP pedir relatório
– PROXIMA REUNIÃO SERÁ 27/09/2012