Minuta da Síntese da reunião realizada em 12 de março de 2009.

Participaram da reunião do FENPB as seguintes entidades: ABEP, ABOP, ABRAP, ABRAPESP, ABRAPEE, ABRAPSO, ABPD, ANPEPP, ASBRo, CFP, CONEP, FENAPSI, IBAP, SBPH, SBPOT, que realizou-se na sede do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-06), com a seguinte pauta

  1. Informes
    1.1 Audiência com o Ministro da Educação
    1.2 Documentos elaborados para: MEC / INEP / CAPES / FENPB
    1.3 Seminários de Direitos Humanos
    1.4 Residência Multiprofissional
    1.5 Seminário Nacional sobre Envelhecimento e Subjetividade
    1.6 Logo das Entidades para o Portal do FENPB
    1.7 VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento – Rio de Janeiro
    1.8 XV Encontro Nacional da ABRAPSO
    1.9 VII Congresso Brasileiro da SBPH
    1.10 IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica / V Congresso Brasileiro de Rorschach e Outros Métodos Projetivos / XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica – Formas e Contextos
  2. Provas de Títulos das especialidades da Psicologia concedidos pelo CFP (Kátia)
  3. Especialidades da Psicologia (Neuza)
  4. Discussão de Políticas Públicas da Psicologia na Educação – Formação e Atuação Profissional (ABRAPEE, ABEP)
  5. Psicologia no Ensino Médio (CONEP, ABEP)
  6. Novo Qualis Periódicos – carta da ABRAPSO para a comissão Qualis da área da psicologia da CAPES (Jefferson)
  7. Análise do Relatório Final da Primeira Reunião Unificada do Movimento Sindical da Psicologia com convidados do Sistema Conselhos de Psicologia
  8. VI Congresso Norte Nordeste de Psicologia – CONPSI – 06 a 09/05/09
  9. III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão – Setembro / 2010
  10. III Congresso Latino-Americano de Psicologia – ULAPSI – Setembro / 2009
  11. Representação do Brasil junto a International Union of Psychological Science (IUPsyS)
  12. Solicitação de participação do FENPB – ABPSA – Associação Brasileira de Psicologia da Saúde (critérios)
  13. Outros

No dia 12 do mês de março de 2009, às 09h20, iniciou-se a reunião sob a coordenação da Secretária Executiva do Fórum, Mônica Giacomini Guedes da Silva, abrindo para a apresentação de todos os representantes das entidades. Após esta, foi feita consulta ao plenário sobre sugestões para ordem dos pontos de da pauta. Humberto Verona, presidente do CFP, sugeriu iniciar pelos informes para que os representantes que indicaram os pontos pudessem estar presentes.

A reunião iniciou-se pelo ponto 1.1 onde Mônica Giacomini, Secretária Executiva do FENPB informou sobre a realização da reunião com o Ministro da Educação e lembrou que foi enviado para a lista do FENPB o documento criado após a reunião. Humberto Verona, presidente do CFP, falou sobre a importância do encontro e deu informes sobre os encaminhamentos que deverão ser realizados pelas entidades.

O ponto 1.2 será discutido dentro do ponto 4 da pauta pela ABRAPEE e ABEP.

Em seguida iniciou-se o ponto 1.3, onde Roberta Azzi, presidente da ABEP deu informes sobre a realização do evento, destacando a realização de 4 mesas on-line. Informou que após o evento foi criado um DVD que será enviado para as entidades do FENPB. Será criado também um material impresso do evento.
Ponto 1.4, iniciado pela Roberta Azzi, presidente da ABEP, que foi representando o FENPB. No Fórum Sobre Residência Multiprofissional. Após o evento foi realizada uma reunião em Brasília para discussão de como o tema será trabalhado no FENPB. Richarlls, representante da CONEP, informou que foi indicado para representação na próxima reunião que acontecerá nos dias 19 e 20 de março e após o evento encaminhará ata para a lista do FENPB. Encaminhará também a ata da última reunião. Roberta Azzi, presidente da ABEP, enviará para a lista do FENPB ata do evento e da reunião realizada em Brasília. O tema foi indicado como ponto de pauta para a próxima reunião.

O ponto 1.5 foi iniciado pelo Humberto Verona, presidente do CFP, que informou sobre a representação da Psicologia no Conselho Nacional do Idoso que trouxe contribuições do Seminário Nacional para atividades futuras da Psicologia.

O ponto 1.6 foi transferido para a parte da tarde pois será apresentando o novo site do FENPB no telão. Mônica Giacomini, Secretária Executiva do FENPB, informou que incluiu as informações da SBPH como modelo para apresentação do site às entidades. Informou também que apenas 5 entidades enviaram os dados e pontuou sobre a importância dos dados das demais entidades para que o novo site possa ser atualizado e ir ao ar.

No ponto 1.7, Rosangela Francischini, presidente da ABPD, pediu desculpa pela ausência da entidade no FENPB e informou sobre a troca da nomenclatura da entidade de Sociedade para Associação. O congresso desta entidade acontecerá no período de 25 a 27 de novembro de 2009 no Rio de Janeiro. Terá como tema: Desenvolvimento e Direitos Humanos. No evento será disponibilizado um espaço para o FENPB onde deverá ser divulgado o III CBP. No dia 24 de novembro de 2009 irá acontecer um encontro parceiro com ANPEPP sobre Psicologia e Moralidade. A entidade informou que está verificando o nome do representante que deverá participar das reuniões do FENPB.

Ponto 1.8, Neuza Guareschi, presidente da ANPEPP deu informes sobre o evento, pois faz parte da Comissão Científica. O Congresso da entidade acontecerá de 30 de outubro a 02 de novembro de 2009, em Maceió. No evento a entidade também disponibilizará um espaço para divulgação do III CBP.

Ponto 1.9, Mônica Giacomini, Secretária Executiva do FENPB e presidente da SBPH informou sobre o Congresso da Entidade que acontecerá no Rio de Janeiro de 04 a 07 de setembro de 2009. Informou sobre pareceria com o CFP para realização da Prova de Especialista em Psicologia Hospitalar que será realizada durante o congresso. Esta prova deverá acontecer de 2 em 2 anos. A iniciativa deverá servir como projeto piloto para outras entidades, já que os congressos nacionais das entidades acontecem de 2 em 2 anos. Quem for fazer somente a prova não necessitará fazer inscrição no congresso, nem ser sócio da SBPH. Entretanto, acredita-se que esta iniciativa poderá atrair mais participantes para o evento.

Ponto 1.10, Ana Paula Noronha, presidente do IBAP informou que o congresso do IBAP acontecerá em parceria com a ASBRo de 28 de julho a 01 de agosto de 2009 na Universidade São Francisco em Campinas. A parceria entre as entidades tem sido entendida como uma possibilidade de avanço na área.

Houve a solicitação de inclusão de pontos nos informes em relação aos eventos, por parte das entidades: 1.11 – ABOP; 1.12 – ABEP; 1.13 – ABRAPEE; 1.14 – CONEP; 1.15 – CFP; e 1.16 – FENAPSI.

Ponto 1.11, Fátima Trindade, representante da ABOP informou que o II Congresso Latinoamericano de Orientação Profissional e IX Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional acontecerá de 01 a 03 de outubro de 2009 em Atibaia / SP.

Ponto 1.12, Roberta Azzi, presidente da ABEP, informou sobre o VIII Encontro da ABEP que acontecerá em São Paulo, de 13 a 15 de agosto de 2009. A entidade disponibilizou espaço para o FENPB e BVS-PSI. Durante o evento acontecerá o prêmio Silvia Lane e a comemoração aos 10 anos da ABEP. A entidade está preparando sua revista e Roberta informou que quem tiver interesse em mandar artigo ainda há tempo.

Ponto 1.13, Marilene Proença, representante da ABRAPEE informou sobre a realização do IX CONPE que será realizado de 06 a 08 de julho de 2009 em São Paulo, na Universidade Mackenzie. A entidade buscará espaço para FENPB e BVS-PSI.

Ponto 1.14, Richarlls, representante da CONEP, informou sobre o XXII Encontro de Estudantes de Psicologia que acontecerá em Belo Horizonte de 19 a 25 de julho de 2009.

Ponto 1.15, Humberto Verona, presidente do CFP, informou sobre o Seminário de Encerramento do Ano Temático da Educação que será realizado de 24 a 26 de abril em Brasília. O Ministro da Educação já confirmou presença. As entidades estão convidadas a participar. As entidades que demonstrarem interesse deverão entrar em contato com CFP para viabilizar a participação.

Ponto 1.16, Paulo Bretas, presidente da FENAPSI, informou sobre o evento que acontecerá de 29 a 31 de maio de 2009 em São Paulo. As inscrições deverão ser feitas via sindicato. No evento acontecerá a mudança de diretoria. A nova diretoria terá representante de São Paulo. Paulo agradeceu e se despediu do FENPB, pois essa será sua última reunião como representante da FENAPSI.

Mônica Giacomini, Secretária Executiva do FENPB, lembrou que no site do FENPB haverá um espaço para que as entidades façam a divulgação de seus eventos. Cada entidade ficará responsável por alimentar seu espaço destinado no site Adolfo passará as orientações de como realizar essa tarefa durante a reunião no período da tarde.

Mônica Giacomini, Secretária Executiva do FENPB, sugeriu alteração da ordem dos pontos da pauta, antecipando o ponto da ABRAPEE, pois a Marilene Proença, representante da entidade, poderá participar da reunião somente na parte da manhã. Com isso, iniciou-se a discussão do ponto 4. Marilene informou sobre a renúncia da Cristina Joly no cargo de Presidente, por problemas de saúde, e sobre a substituição do cargo para Beatriz Belluzzo Brando Cunha como a nova Presidente em exercício. Informou sobre a realização da reunião em Brasília com a presença da secretaria executiva do FENPB, ANPEPP, ABRAPEE e CFP e posicionou os representantes ali presentes sobre o projeto de lei aprovado pelo senado. O documento enviado ao Ministro foi encaminhado na lista e está disponível no site do FENPB. A posição do FENPB foi propor um substitutivo que foi apoiado por um senador do Paraná e solicitou a reformulação do projeto de lei. Na reunião solicitada pelo FENPB houve uma divergência de opiniões. Foram explicitados pelas entidades alguns pontos de preocupação referente ao Projeto de Lei 3688/2000, cujo relator é o Senador Flávio Arms, sobre o Psicólogo Escolar.
Neuza sugeriu a criação de um GT para acompanhamento destas questões. O GT será composto por: Secretaria Executiva do FENPB, ABEP, ABRAPEE, ANPEPP e CFP. A primeira reunião acontecerá no dia 13 de março de 2009. Humberto Verona informou da impossibilidade de participação na reunião e sugeriu alguns encaminhamentos para a reunião. Para esta reunião, ficou indicado como desdobramento, levantar dados para o Ministro da Educação sobre o Psicólogo Escolar.

O FENPB permanecerá na comissão do ENADE com os representantes atuais e deverá providenciar indicações de outros nomes para comissão. A indicação de nomes deverá acontecer pela lista do FENPB. Oswaldo Yamamoto já havia sido indicado anteriormente para compor a comissão. Porém a indicação não foi aceita pois a comissão já estava completa. Deveremos verificar se a indicação do Oswaldo Yamamoto deverá permanecer, pois um dos critérios diz sobre vinculo com CAPES. As regiões que não tem representantes são: Norte e Centro-oeste. As indicações, baseadas nestas regiões, deverão acontecer até da 20/03/2009 na lista do FENPB, para a votação acontecer até dia 23/03/2009. Mônica Giacomini deverá tentar fazer a entrega das indicações pessoalmente para Iguatemy. Caso não seja possível, enviará as indicações por ofício.

Foi dada a sugestão de se antecipar o ponto 3 da pauta. Neuza levantou a informação de uma tese do V CNP para realização de um evento sobre a repercussão das especialidades e sugeriu ao CFP a realização deste evento. Humberto Verona acatou a sugestão e informou sobre a realização de uma pesquisa sobre as especialidades. Pensar em um evento de encerramento da pesquisa. Graça sugere fazer um resgate das atividades feitas sobre as especialidades desde o V CNP. Neuza lembra que as entidades poderão ter tempo de preparar o material para apresentar.

Foi solicitado o início do ponto 2 com a fala da Marilene Proença, representante da ABRAPEE, Marilene informou sobre a dificuldade da prova aplicada na área que foi contra as idéias políticas da entidade. A prova não contemplou a bibliografia indicada. Sugeriu para as próximas provas maior participação das entidades na elaboração da prova. Roberta Azzi informou que recebeu uma carta de questionamento sobre o conteúdo da prova e pediu apoio da ABRAPEE colaboração sobre posicionamento para as respostas. Marilene informou que a ABRAPEE indicou dois pareceristas Ad Hoc para avaliação da prova e elaboração de um parecer. Mônica solicita que este parecer seja divulgado também na lista e site do FENPB. Questionado sobre a contratação da empresa, Humberto Verona esclareceu que a empresa é contratada através de edital e tomada de propostas. O edital publicado foi baseado em editais anteriores, mas a empresa selecionada surpreendeu tanto o CFP quanto as entidades, pois o nível da elaboração das provas foi muito ruim. O CFP não teve acesso às provas por critério de edital. Mas relatou que a empresa não cumpriu com a sugestão de bibliografia das entidades, pois o item era descrito como: bibliografia sugerida. O CFP procurou a empresa que assumiu a responsabilidade sobre as provas, porém não foi possível refazer todas as provas. Para os próximos editais estas correções já estão sendo providenciadas e: no edital deverá estar indicado como: bibliografia obrigatória. Até o momento foram canceladas as provas das áreas mais críticas: clínica, jurídica e social. O CFP está verificando a possibilidade jurídica de indicação de um especialista destas áreas para acompanhamento de criação e reaplicação da nova prova. Informou também que já foi publicado o resultado dos concursos das áreas que não tiveram grandes problemas e que os próximos concursos serão feitos com maior cuidado e que poderá ser feito antes dos 2 anos previstos. Wanda Nascimento representante da ABRAPSO solicitou que os resultados das providências sejam divulgados para que as entidades possam fazer as devidas divulgações.

A primeira parte da reunião foi encerrada às 12h45 para o almoço. A reunião será retomada ás 14h.

A reunião foi retomada às 14h20, no item 1.6, com a apresentação do Adolfo, responsável pelo site do FENPB. Adolfo apresentou a ferramenta das entidades no site e informou o prazo, 31/03/09, para as entidades encaminharem seu logo e os dados pela lista do FENPB. O logo deverá ser enviado em tamanho específico e no texto de apresentação as entidades deverão incluir o estatuto / regimento para que todas tenham os dados padronizados. Adolfo enviará um e-mail com os dados necessários. Kátia Osternack, presidente da ABRANEP, continuará responsável pelo site, porém Márcia Machado deverá recolher os dados para apoiá-la. Após o lançamento do site, Adolfo deverá criar um manual de uso que deverá ficar com a Presidência da entidade. Sobre o site ficou indicado retirar o link “GT Reforma Universitária”, pois não tem dados a serem divulgados. As informações dos GTs deverão ser incluídas no link notícias dentro do link “Atividades em Andamento”. Foi criado o GT de História da Psicologia. Roberta Azzi, presidente da ABEP ficou responsável pela organização do GT e na próxima reunião deverá trazer notícias. Mônica Giacomini agradeceu a presença do Adolfo e o ponto foi encerrado.

Mônica Giacomini pediu sugestões de reorganização dos pontos de pauta. Neuza Guareschi informa que os pontos 6 e 11 serão somente informes. Ficou indicado começar pelos pontos que serão somente informes: 8, 9, 10, 11, 12 e 13.

Foi iniciado o ponto 8 com informes de Humberto Verona. O CONPSI acontecerá de 06 a 09 de maio de 2009 em Belém. Até o momento são mais de 3.000 inscritos e mais de 2.200 trabalhos inscritos para apresentação. O CFP informou sobre a realização do Seminário de Políticas Públicas que terá a abertura no dia 06 de maio com a conferência do Emir Sader e terá continuidade com mais 5 mesas que acontecerão durante a programação do evento. Além do Seminário, o CFP fará a apresentação uma mesa proposta pela APAF sobre Psicologia no Trabalho. O FENPB organizou 2 mesas para o CONPSI. Uma delas contará com Mônica Giacomini, Acácia Aparecida Santos e Ana Bock. A mesa terá como tema o histórico do FENPB. A segunda mesa proposta pelo FENPB será Psicologia e Juventude: Inserções no Ensino Médio que contará com a participação de Ângela Sôligo (ABEP), Leonardo Lopes (CFP) e Richarlls Martins (CONEP). Será solicitada a inclusão de uma reunião do FENPB no evento. Maria do Carmo Fernandes Martins, presidente da SBPOT, informou que a entidade também incluiu 4 mesas no CONPSI: 2 sobre Análise da Profissão do Psicólogo Brasileiro e 2 sobre Psicologia Organizacional e do Trabalho no Brasil. O ponto foi encerrado e iniciou-se a discussão sobre o 9.

Graça Gonçalves, representante do CFP, é a coordenadora do III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão e deu informes sobre a organização do evento. O congresso acontecerá em setembro de 2010 em São Paulo. O local do congresso será a UNINOVE e o Memorial da América Latina. Foi elaborado um orçamento, com uma estimativa de 8.000 participantes. Foram também definidos as taxas de inscrição, onde os filiados das entidades terão desconto. Para isso, as entidades deverão mandar a lista atualizada de seus sócios adimplentes. As inscrições serão abertas em Setembro de 2009. O lançamento oficial do congresso será no CONPSI. Todas as entidades deverão divulgar o III CBP em seus congressos e sites. Será providenciado um banner, que após a utilização no CONPSI deverá circular entre os congressos das entidades que acontecem este ano, além do envio de cartazes e filipetas. No 2º semestre iniciará também a divulgação nas IES (Instituição de Ensino Superior) com envio de cartazes e filipetas. O projeto de patrocínio está sendo elaborado pela Secretaria Executiva do IIICBP, pois não será contratada uma empresa para esta atividade devido ao histórico de baixa captação por parte destas. A Comissão Científica fará os projetos para as agências de fomento para tentar garantir algum apoio. A Comissão Científica está começando a pensar as atividades de final do dia do congresso que incluem todas as entidades. Serão trazidas na próxima reunião do FENPB informes sobre esta atividade para que as entidades possam começar a se organizar. Foram dados informes sobre a desistência do Jairo Borges sobre a coordenação da Comissão Científica. Neuza Guareschi informou que o Jairo pediu para sair da comissão e que a ANPEPP está em discussão de um novo nome para substituí-lo ou se ele poderá reconsiderar Ficou indicado que Neuza deverá informar pela lista do FENPB a decisão da ANPEPP, pois o nome foi indicado pelo coletivo do FENPB, nominalmente, e a decisão não deverá esperar a próxima reunião em junho. Acácia Aparecida Santos, também como coordenadora da Comissão Científica, devera participar da decisão do nome.

Iniciou-se o ponto 10 com Humberto Verona que trouxe informes sobre o congresso da ULAPSI. O site está no ar e as inscrições de participação e de trabalhos já estão abertas. O valor da taxa de inscrição teve uma redução devido a acertos de moedas. As comissões estão formadas: Joel Vazquez está na coordenação da Comissão Organizadora, Raul Rocha na coordenação da Comissão Científica e Marco Murueta como Secretário Executivo. Como organização geral do Brasil está Cristina Joly, Humberto Verona, Graça Gonçalves e na Comissão Científica está Ana Bock. Espera-se para este evento um público de 3.000 participantes. Richarlls da CONEP propôs a criação de um vídeo, como foi o do II ULAPSI, para divulgação do III congresso.

O ponto 11 foi iniciado pela Neuza Guareschi que posicionou o coletivo sobre o que é a IUPsyS. A entidade une entidades de Psicologia mundiais. Ela agrega questões de eventos, questões profissionais, mas principalmente publicações. O GT de internacionalização da ANPEPP indicou a filiação da ANPEPP na IUPsyS. Porém a ANPEPP não conseguiu cumprir o prazo para filiação. Conforme informado pela Regina Maluf da SIP, estão abertas inscrições para entidades brasileiras e durante o evento da SIP terá uma reunião para maiores informações sobre a filiação. Foi indicado que Cristina Joly, representante do Brasil no Conselho Diretivo da ULAPSI, deve indicar esta sugestão de participação da ULAPSI já que o FENPB não é pessoa jurídica. Foi levantada a informação de que historicamente as entidades do FENPB não participam destas entidades internacionais que a ULAPSI deveria participar e que as entidades filiadas a ULAPSI participariam junto. Não são todas as entidades do FENPB que participam da ULAPSI. Deverá ser pautada na próxima reunião do FENPB, em junho, a discussão de participação das entidades do FENPB em entidades internacionais. Neuza Guareschi informou que a ANPEPP tem objetivos específicos que após muita discussão decidiu pela filiação.

Mônica Giacomini informou que por problemas pessoais terá que sair da reunião e solicitou a palavra para fazer 2 informes e marcar a próxima reunião. Informou que entrou em contato com a SBP para que eles pudessem estar presentes nessa reunião e ele agradeceu o convite e informou que está em discussão na entidade sobre a volta ao FENPB. Mônica recebeu também e-mail da Marta Hubner, presidente da ABPMC, dizendo da discordância sobre o tema – Depoimento sem Dano no 2º semestre de 2008 e que estão reavaliando a participação no FENPB e pediram para temporariamente tiraram o nome da entidade das assinaturas do FENPB. Informou também que a ABPSA e ABECIP tem interesse em se filiar ao FENPB. Deverá ser cumprido o procedimento de mandar uma solicitação oficial com documentos que caracterizem o envolvimento com a Psicologia para apresentação no coletivo do FENPB. Estes dados deverão ser enviados para apresentação na próxima reunião do FENPB. Cristina Joly pediu para as entidades que são filiadas a ULAPSI atualizarem os dados da entidade. A solicitação será feita pela lista do FENPB. A próxima reunião acontecerá no dia 04 de junho de 2009 das 09h às 17h. Mônica informou que com sua saída, Roberta Azzi, presidente da ABEP assumirá a coordenação da reunião.

Iniciou-se o ponto 6, com Wanda Nascimento, tesoureira da ABRAPSO, informando sobre o envio da carta para Qualis, criada no encontro da ANPEPP. Foram explicitados alguns pontos da carta para o coletivo do FENPB. Neuza Guareschi informou que a ANPEPP também fez uma carta entregue pessoalmente para CAEPS e CNPq sobre os critérios da Qualis. A CAPES aprovou a Qualis desconsiderando a oposição da Psicologia e outras áreas. Roberta Azzi solicitou que estes dados sejam colocados na lista do FENPB para as entidades se posicionarem. Mas devido ao sigilo da CAPES e urgência na resposta não foi possível enviar com antecedência para as entidades. Neuza informou que os dados foram apresentados no evento da ANPEPP e que naquele dia mesmo foi criada a carta. Ficou indicado o envio de uma nota oficial do FENPB para a Comissão de Área da CAPES, assinada por todas as entidades, pedindo maior agilidade e transparência em critérios que impliquem na questão de avaliação da Psicologia e cobrar posicionamento dos representantes da Psicologia na CAPES. Wanda Nascimento da ABRAPSO e Maria do Carmo Fernandes Martins da SBPOT deverão colocar na lista do FENPB sugestão de carta para aprovação das entidades.

Sob coordenação da Roberta Azzi, presidente da ABEP, iniciou-se o ponto 7 da pauta com Paulo Bretas da FENAPSI. Paulo Bretas, apresentou o relatório do encontro da FENAPSI que teve apoio do CFP e CRPs. Neste relatório aparecem propostas indicadas para o FENPB: 1) Criação de um Sistema Nacional de Avaliação e Acompanhamento dos Concursos Públicos para Psicólogos, organizado pelo FENPB; 2) Realização de uma pesquisa nacional das condições e relações de trabalho do Psicólogo; e 3) Criação de uma cartilha apresentando as Entidades que representam a Psicologia, seus papéis e os direitos dos Psicólogos. Dada à importância das sugestões de ações para o FENPB, foi indicado que a FENAPSI traga para a próxima reunião propostas de atividades para que as entidades possam se organizar. Paulo informou que até o momento não há encaminhamento previsto, mas que está trazendo os pontos para iniciar as discussões. Neste momento, a cartilha poderá ser substituída pelo site, já que o mesmo está sendo atualizado. O novo site deverá estar no ar, em maio, para o congresso da FENAPSI. Sobre a pesquisa de condição de trabalho já há um trabalho feito pelo CREPOP. Paulo deverá verificar o que já foi produzido no sentido das ações indicadas para o FENPB e apresentar no congresso em maio.

O último ponto da reunião, ponto 5, foi iniciado pelo Richarlls, que deu informes sobre o GT de Psicologia e Ensino Médio que é composto por: CFP, CONEP, ABEP, ABRAPEE e ANPEPP e realizou 2 reuniões. Na primeira reunião em Campinas foi criado um planejamento de ações onde as atividades estavam divididas entre as entidades. A segunda reunião foi realizada no Fórum Social Mundial, com apenas 2 entidades representadas. Nessa reunião foi indicada a realização de uma nova reunião em fevereiro para apresentação de um relatório nesta reunião do FENPB. Essa terceira reunião não foi possível acontecer em fevereiro e acontecerá no próximo dia 13/03. Desta reunião resultará um relatório que será encaminhado na lista do FENPB e serão indicadas propostas de atividades a serem discutidas na próxima reunião. Ficou indicada a sugestão de se criar um novo plano de ação para o GT. Roberta Azzi informou que no Seminário Nacional do CFP vai ter discussão sobre o tema e o GT deverá estar acompanhando e incorporar as questões levantadas no seminário. Neuza Guareschi, lembrou que no seminário serão finalizadas algumas produções do CRPs sobre o tema. O relatório da próxima reunião deverá incluir estas discussões do seminário.

A reunião foi encerrada às 17h22 pela Roberta Azzi que agradeceu a presença das entidades e relembrou que a próxima reunião acontecerá no dia 04 de junho às 09h no auditório do CRP SP.