Minuta da Síntese da reunião realizada em 26 de outubro de 2006

Participaram da reunião do FENPB a ABEP, ABRANEP, ABRAPEE, ANPEPP, ASBRo, CFP, CONEP, IBAP, SBPH, SOBRAPA, SBPOT que se realizou na sede do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-06). A pauta apresentada pela secretaria do FENPB foi:

  1. Avaliação do II CBP pela secretaria executiva e por instrumento de opinião aplicado durante o congresso
  2. Organizar representação do Brasil na ULAPSi – Cuba
  3. Redefinir Comitê Gestor BVS-Psi
  4. Outros

Iniciou-se a reunião pelo item de pauta OUTROS com algumas considerações de Mário Sérgio, representante da SBPD, sobre a atual legislação que regulamenta as Associações Científicas. A SBPD está em processo de alteração de seu estatuto e gostaria de discutir questões relativas à organização das Associações e sua gestão com as demais entidades, a fim de buscarem soluções comuns. Como as entidades presentes já haviam se organizado anteriormente em relação a tais alterações, sugeriu-se que fosse consultada a lista para uma troca com entidades que estivessem tendo as mesmas dificuldades.

Ana Bock, representanto o CFP, lembrou que tem havido uma mobilização do FENPB em prol da manutenção das Associações e de sua participação no Fórum. Ações dessa natureza ocoreram recentemente com a SBPJ.

Gardênia, representante da SBPOT, solicitou que documentos, informes e atas, dentre outros, sejam divulgados pelo site FENPB e constituam sua história. Ficou deliberado que tal procedimento fosse efetivamente realizado.

Receberam foto do PSI tirada durante o IICBP as seguintes entidades: SOBRAPA, SBPOT, ABRANEP, ABRAPSO, ANPEPP, ABPP, ABRAPEE e ABPJ.

Jairo, presidente da ANPEPP, informou que foi recebido pelo Sr. Drugovitz, diretor dos Programas Horizontais de Fomento do CNPq e discuitiu com ele a necessidade da criação de linhas específicas de fomentos para apoiar a BVS-Psi. Houve muito interesse por parte do diretor e foi combinada uma nova audiência a ser agendada para que a BVS fosse apresentada e que o FENPB levasse um documento formalizando a necessidade de apoio do CNPq. Informou também que a Proposta sobre Ética em Pesquisa em discussão na ANPEPP será apresentada durante a reunião de março/2007.

Discutiu-se também como as entidades compreendiam a ABECIP. Ficou claro que é uma entidade independente e que deve se auto- gerir, não tendo vínculo com o FENPB nem com a BVS-Psi. Cabe ao FENPB redigir uma manifestação parabenizando a iniciativa.

O item de pauta 1 – Avaliação do II CBP pela secretaria executiva e por instrumento de opinião aplicado durante o congresso – foi iniciado pela presidente da comissão executiva do IICBP, Ana Bock, com a apresentação do relatório do IICBP pela secretaria executiva. Destacaram-se, dentre os resultados apresentados, a programação, o número de participantes, a abertura e encerramento, a participação dos estudantes como coordenadores de atividades.

De modo geral, o encaminhamento foi de que para o IIICBP definia-se uma temática que reflita a pauta de discusão comum às entidades à época do evento e que essa seja uma pauta de coalisão. Sugeriu-se que os posteres sejam discutidos com uma comissão definida para esse fim. Jairo (ANPEPP) e Gardênia (SBPOT) relatam experiência bem sucedida no CBPOT desse ano no qual alunos de pós-graduação da UnB discutiram os posteres com os seus apresentadores. Além disso, levantou-se a necessidade de buscar financiamento para o IICBP com antecedência a fim de que o evento seja auto-financiável.

A análise do instrumento de avaliação do IICBP foi apresentada pelo Jairo (ANPEPP). Pode-se verificar pelas respostas dadas que o programa de gerenciamento das inscrições e atividades é uma ferramenta de excelente qualidade disponível para uso das entidades.

Os professores, principalmente, mostraram-se muito satisfeitos com o IICBP. Professores e estudantes consideraram a programação excelente. É interessante destacar que, dentre essa categoria de participantes, os que não apresentaram trabalho tiveram um avaliação mais positiva da programação comparada aos que apresentaram trabalhos. Apesar do objetivo do II CBP de integrar ciência e profissão ter sido atingido, faz-se necessário estar atento aos aspectos que contribuiram para um menor número de participantes. Houve diminuição de inscrições de estudantes e de profissionais. Levantou-se como hipótese o custo geral do evento ser caro para parricipantes que estão distantes de São Paulo. Sugeriu-se que a divulgação do CBP fosse feita com uma programação básica que despertasse interesse.

O atendimento da secretaria durante o evento e algumas das salas utilizadas foram os únicos itens assinalados que revelaram indíces de insatisfação dos participantes. Apesar disso, visando identificar quais foram as insatisfações declaradas como observação pelos participantes ao preencherem a avaliação, sugeriu-se uma análise qualitativa dos questionários desses participantes. Ao lado disso, realizar uma análise dos trabalhos rejeitados quanto a autoria foi colocado como um procedimento interessante.

Os encaminhamentos dos presentes na reunião referiram-se a cotejar a ferramenta do FENPB com a em desenvolvimento pela Birene para a BVS. Na ferramenta do FENPB falta indexação das atividades. Sugeriu-se também que a Comissão Científica fizesse editoria dos trabalhos encaminhados pela ferramenta bem como das enviadas pelas entidades a fim de garantir a qualidade do evento. Ao lado disso, que fossem feitas orientações mais detalhadas e didáticas para a submissao de trabalhos. Gardênia sugeriu a elaboração de um programa informativo de orintação disponível via Internet no site do FENPB e que se criem espaços de orientação presencial nos Congressos das entidades para submssão de trabalhos em congressos.

Foi destacado pela presidente da comissão executiva a ausência do CONEP no evento, apesar de terem sido convidados pela secretaria executiva, a qual ofereceu orientação para apoio à hospedagem dos estudantes. Os trabalhos do CONEP não foram incluidos na programaçao do II CBP porque não foram entregues na data limite para impressão dos cadernos de programa.

Ficou deliberado que será apresentado na próxima reunião do FENPB o relatório final do IICBP pela comissão executiva representada pela sua presidente Ana Bock e pelo FENPb, representado pela Cristina Joly como secretaria excutiva. Sugeriu-se que todos os documentos do IICBP fiquem hospedados no site do FENPB, com link a partir do site do CFP. Essa é uma forma de manter as memórias dos eventos organizados pelo FENPB.

Formou-se uma Comisão para o IIICBP com representantes de todas as entidades presentes à reunião cuja tarefa será iniciar, a partir do relatório de avaliação, a organização do IICBP, inicindo-se pela busca de patrocínio (engajamento com os Conselhos regionais, Ministério da Cultura – verba para atividades culturais em eventos cientificos) e organização logística das atividades científicas e operacionais.

O item 2 – Organizar representação do Brasil na ULAPSi – Cuba- foi definida a realização de uma reunião telefônica entre os presidentes das entidades do FENPB e Odair Furtado, o representante da ULAPSI no Brasil para a definiçao de procedimentos para viabilizar a participaçào das entidades na ULAPSI-Cuba. Cada entidade comprometeu-se com a divulgaçào do evento em suas paginas específicas.

O item 3 – Reuniões setoriais e Nacional do FENPB- foi aprovada a sugestão da reunião aberta do FENPB no II CBP sobre a realização de reuniões setoriais do FENPB nos congressos das entidades organizadas e presididas pelos representantes dessas no Fórum e uma reunião Nacional anual durante o CONPsi realizada e presidida pela secretaria executiva do FENPB.

O item 4 – Redefinir Comitê Gestor da BVS-Psi- ficou como pendência a ser discutida na próxima reunião do FENPB.

Foi agendada para 1 de março de 2007 a próxima reunião do FENPB.