Minuta da Síntese da reunião realizada nos dias 08 de novembro de 2007.

Participaram da reunião do FENPB as seguintes entidades: ABEP, ABPJ, ABRANEP, ABRAP, ABRAPEE, ABRAPESP, ABRAPSO, ANPEPP, ASBRO, CFP, CONEP, FENAPSI, IBAP, SBPH, SOBRAPA e excepcionalmente a representante da BVS-Psi, Sra. Maria Imaculada Cardoso, que foi realizada na sede do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-06), com a seguinte pauta:

PAUTA DA REUNIÃO DE 08 de novembro de 2007

1. II ULAPSI
2. Plano estratégico da BVS-Psi: discussão e encaminhamentos
3. GT Reforma do Ensino Superior
4. Ética na pesquisa
5. Comissão Executiva para o IIICBP
6. Residências Multiprofissionais
7. Formação de professores para a Educação Básica
8. Indicação de representantes para Comissão de Área da CAPES
9. Portal do FENPB
10. Outros

Iniciou-se a reunião sob a coordenação da Secretária Executiva do Fórum, Maria Cristina Joly, justificando a falta de representantes de algumas entidades e com a consulta ao plenário sobre sugestões para discussão dos pontos da pauta do dia. Definiu-se pelos itens que dependem de deliberação fossem discutidos posteriormente. Sendo assim, deu-se o início pelo item 2 da pauta, com a fala da Cristina Joly destacando a importância da Biblioteca Virtual e passando a palavra para a senhora Imaculada que iniciou sua fala pelo Planejamento estratégico e também sobre a participação em eventos nacionais e internacionais.
Entregou material escrito sobre a matriz de responsabilidades. Falou sobre o fortalecimento das coordenações regionais e descentralização da coordenação para atualizações das publicações, capacitação dos bibliotecários pela BIREME e também sobre a loja virtual da BVS, venda do índice virtual, afirmando que a única editora que se disponibilizou a administrar essas questões foi a Casa do Psicólogo. Cristina Joly continuou sua fala destacando a importância da análise das matrizes e sobre os conteúdos das monografias dos cursos de especialização antes de serem enviados para a BVS e Roberta fez observações acerca das etapas e ações para avaliação dos conteúdos. Sobre o item 3, em resposta ao questionamento de André, Cristina orientou que primeiro seja feita a aprovação e depois verifica-se a questão jurídica de administração dos recursos financeiros e que o assunto ainda continua em discussão. Paulo propôs criar-se uma associação virtual (.org) para solucionar as questões jurídicas. Imaculada manifestou-se sobre o projeto “Pasta do professor” como objetivo vender os livros esgotados fracionadamente, solucionando assim a questão das cópias xérox de livros.
Em seguida Roberta sugeriu que os programas de pós-graduação enviassem as monografias e teses para publicação por meio da ANPEPP, estabelecendo e verificando critérios para inclusão de universidades particulares nestes catálogos. Estabelecer também critérios para inclusão das revistas nacionais e internacionais no Pepsic, pois as mesmas são publicadas na íntegra.
Verificar também as questões de custos e critérios adicionais para as entidades que não compõem o FENPB. Ana Bock sugeriu convidar a SBP a compor o fórum consultivo da BVS, já que não fazem parte do FENPB. Imaculada sugeriu que se coloque a divulgação do Pepsic nas revistas com informações sobre este.
Propões também que seja criado um local de “ascensão” no Portal (exemplo do Scielo) para as revistas que ainda não atendem aos critérios, sem criar outro sistema de avaliação das revistas. Em seguida colocou-se em votação a questão sobre as revistas das entidades do Fórum poderem “nascer” no Pepsic, tendo aprovação por 13 votos. Cristina sugeriu que fosse indicado um representante para trabalhar no Tesaurus, com o léxico da Psicologia em todas as áreas.
O grupo propôs que seja indicado um núcleo Ad hoc para esta função. Imaculada solicitou também a contratação de um profissional captador de recursos, de um bibliotecário para trabalhar nas coordenações regionais e também a aquisição de equipamentos de informatização. André solicitou o plano orçamentário da BVS para verificar as possibilidades. Ana Bock sugeriu que seja encaminhada às universidades uma proposta de parceria igual a que está funcionando na BVS-USP e em seguida Cristina sugeriu que a coordenação de núcleo negociasse com suas universidades para firmar esta parceria. Foram aprovados a coordenação técnica composta por Imaculada / Acácia e secretaria executiva do Fórum e o comitê consultivo: o próprio Fórum, a Bireme, o CFP e a USP. Ficou definido também que em todos os eventos das entidades haverá o espaço para a BVS, inclusive com possibilidades de treinamento de pessoas. Em seguida foram feitos comunicados dos participantes do congresso da ULAPSI em Cuba: a parceria da BVS-ULAPSI; a programação da Revista da ULAPSI com publicações temáticas, sendo a primeira de responsabilidade de Carolina Mol – Uruguai – Psicologia do Trabalho; a proposta de publicação de um livro dos psicólogos na América Latina; a participação dos estudantes na ULAPSI. Em seguida foi solicitada a verificação da filiação de todas as entidades do FENPB na ULAPSI, via secretaria executiva, a fim de concretizar essa parceria. A seguir passou-se ao item 3 da pauta, GT – Reforma Ensino Superior, quando Roberta falou sobre os eventos referentes ao ensino superior e de psicologia. Foi definida a formação de grupos de discussões, por temas: Universidade Aberta/Universidade Nova; Ética em Pesquisa de Ciências Humanas, cujo tema já está sendo discutido em grupo pela ANPEPP e já há material publicado em seu site; Roberta sugeriu que a discussão venha para o Fórum.
Neusa falou sobre as publicações que já estão disponíveis sobre o assunto como por exemplo a resolução 196 sobre pesquisa com seres humanos, ficou encarregada de reunir o material e enviar às entidades do Fórum; formação de professores para a Educação Básica – mencionando a criação da Nova Capes; residências multiprofissionais, que também já está sendo discutido por entidades, inclusive Neusa falou sobre as residências multiprofissionais existentes na região Sul do Brasil. Ana Bock propôs que o FENPB reúna-se com o CNS e dialogue com as entidades e grupos envolvidos, sobre as normas que e suas implicações nas pesquisas. A Sobrapa solicitou que haja consolidação do assunto para depois levar-se ao CNS. Kátia expôs seu posicionamento em relação às pesquisas na área da saúde quanto à rigidez das resoluções, pois algumas são necessárias e deve-se cuidar para que a psicologia não se divida como as engenharias.
A seguir foi apresentado as entidades do Fórum o novo portal do FENPB, com endereço www.fenpb.org/portal – idealizado pelo grupo e formatado pela secretaria executiva, Cristina e pelo responsável por esta área no CRP 06, Adolfo que esclareceu que cada entidade será responsável pelas informações e pela alimentação do mesmo. Dando seqüência passou ao item 5 da pauta – Comissão Executiva para o III CBP, onde sugeriu-se que sejam eleitas as entidades que iniciarão o trabalho de articulação das entidades no sentido de se mobilizarem para dar início a organização do evento. Foi solicitada a participação executiva de Márcia Machado que atuou nos congressos anteriores com muito êxito. Foi formado o primeiro grupo então com as entidades CONEP, ABEP e ABRAP e para a próxima reunião do FENPB, no mês de março foi solicitado que as entidades tragam sugestões para definir-se a temática do congresso, e solicitado também que este item esteja no início da pauta da reunião. Para finalizar a reunião, a secretária Cristina fez os seguintes encaminhamentos: que sejam levantadas quais outras entidades participarão das ações definidas no Fórum e suas articulações; Indicação de representantes para a comissão de área da CAPES; Carta de indicação para a CAPES – saber como fazer, a quem remeter – Neusa verificará. Após os agradecimentos da secretária executiva aos representantes das entidades pela participação na reunião, Ana Bock despediu-se do grupo noticiando sua saída da presidência do CFP que será formalizada em convite às entidades enviado posteriormente com data, local e demais informações.