O Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira– FENPB foi criado em 1997, quando representantes de entidades brasileiras da Psicologia se reuniram em uma sala cedida pelo Conselho Regional de Psicologia da 4ª Região (MG), para a realização deste encontro. Na ocasião, estiveram presentes o Conselho Federal de Psicologia – CFP, a Associacão Nacional de Pesquisa e Pós-Graduacão em Psicologia - ANPEPP, a Sociedade Brasileira de Psicologia - SBP, a Federacão Nacional dos Psicólogos- FENAPSI e a Coordenação Nacional dos Estudantes de Psicologia - CONEP. O objetivo, naquele momento, e que perdura até os dias atuais, era reunir a Psicologia brasileira, por meio da representação de suas entidades nacionais, de modo que se pudesse pensar, debater e refletir sobre questões inerentes ao desenvolvimento deste campo como ciência e profissão.
Como itens basilares da fundação do FENPB estão: 1. o reconhecimento de que tudo que diz respeito à Psicologia seria considerado de interesse do FENPB; 2. acordo de que o Fórum definiria em conjunto os encaminhamentos, cuja execucão seria assumida pela entidade que tivesse maior facilidade ou condição legal para lidar com ela; 3. disposicão para a criacão de organizações para dar conta de temas não atendidos pelas entidades existentes; 4. construcão de canais de expressão das vozes e forças organizadas no âmbito da Psicologia; 5. democratizacão dos espaços decisórios sobre temas relacionados à ciência e à profissão; 6. envolvimento do máximo de atores regionais ou parcelares como base social do FENPB; 7. definicão de uma política coletiva e legitimada de relações internacionais.
No ano 2000, três anos após sua fundação, o FENPB realizou a I Mostra Nacional de Práticas em Psicologia: Psicologia e Compromisso Social. O evento foi a primeira atividade pública e de impacto realizada pelo Fórum e marcou a primeira iniciativa pública das potencialidades que se anunciavam com as atividades desenvolvidas pelo Fórum. Esse evento marcante foi o prelúdio do que dois anos mais tarde, em 2002, seria conhecido como 'Congressão'. O I Congresso Brasileiro de Psicologia, Ciência e Profissão', evento organizado até os dias atuais pelo FENBP, demonstra a força da Psicologia brasileira em sua diversidade prática, científica e política (Santos et al., 2003).
Dentre as importantes ações históricas das quais o FENPB esteve ativamente implicado citam-se alguns exemplos: a criação da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (ULAPSI), da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), da Associação Nacional de Psicólogos Negros e Pesquisadores (ANPSINEP), bem como o apoio político à criacão do Sistema de Avaliacão dos Testes Psicológicos (SATEPSI), que culminou em uma qualificação dos instrumentais técnicos profissionais (testes) dos psicólogos brasileiros. O FENPB sempre esteve preocupado com a divulgação e a capilaridade do conhecimento científico psicológico. Por essa razão, uma outra ação de relevância do Fórum foi a articulação com o CFP para a criação da Biblioteca Virtual da Psicologia - BVS-PSI, assumindo o Conselho Editorial, demonstrando apoio e também participando, à época, da gestão desse grandioso projeto.
O FENPB acumula muitas ações relevantes e lutas que compõem, ao longo de sua trajetória, a história da Psicologia brasileira. Uma pequena parte desses marcos históricos foram citados no presente texto e podem ser encontrados no capítulo de Bock e Ribeiro (2022), além de muitas outras contribuições do Fórum, relatadas no livro 'Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira: o FENPB e suas histórias', disponível em https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2022/11/livro_fenpb.pdf.
Referências
Bock, A. M. B., & Ferreira, M. R. (2022). Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira: um registro de seus passos iniciais. In Conselho Federal de Psicologia (Eds.), Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira: o FENPB e suas histórias (pp. 23-34). CFP.
Santos, A. A. A., Oliveira, K. L., Joly, M. C. R. A., & Suehiro, A. C. B. (2003). I Congresso Nacional de Psicologia - Ciência e Profissão: O que tem sido feito na Psicologia Educacional. Psicologia Escolar E Educacional, 7(2), 135–144. https://doi.org/10.1590/S1413-85572003000200003
-----------------------------------------